Práticas Interdisciplinares em Psicologia
Por Milena Gomes
Apresenta uma pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET-Interdisciplinar/Feevale), financiado pela Secretaria de Ensino Superior (SESu), do Ministério da Educação e Cultura (MEC), o qual visa desenvolver ações que promovam uma formação ampla e de qualidade, através de atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão evitando a fragmentação e especialização precoce. Nessa perspectiva, a presente pesquisa aborda os limites e possibilidades da Psicologia enquanto área do conhecimento e pretende responder a seguinte pergunta a respeito de seu objeto: qual o olhar da Psicologia sobre as dinâmicas sociais? Dentre as contribuições teóricas adotadas destacamos as idéias de Jacó-Vilela, Rocha & Mancebo; Bomfim; Ibáñez; Montero; Campos & Guareschi. Do ponto de vista metodológico, foram realizadas observações sistemáticas de acompanhamento das atividades desenvolvidas no âmbito dos programas institucionais de extensão da Universidade Feevale a saber: no projeto social Educação e Tecnologia (Incubadora de Economia Solidária), no projeto social Educação e Cidadania (Crianças de Canudos) e no projeto social de Cultura (Arteterapia: Instrumento de Transformação Social). O resultado parcial, aponta algumas importantes contribuições que a Psicologia oferece à estas práticas.
Apresenta uma pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET-Interdisciplinar/Feevale), financiado pela Secretaria de Ensino Superior (SESu), do Ministério da Educação e Cultura (MEC), o qual visa desenvolver ações que promovam uma formação ampla e de qualidade, através de atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão evitando a fragmentação e especialização precoce. Nessa perspectiva, a presente pesquisa aborda os limites e possibilidades da Psicologia enquanto área do conhecimento e pretende responder a seguinte pergunta a respeito de seu objeto: qual o olhar da Psicologia sobre as dinâmicas sociais? Dentre as contribuições teóricas adotadas destacamos as idéias de Jacó-Vilela, Rocha & Mancebo; Bomfim; Ibáñez; Montero; Campos & Guareschi. Do ponto de vista metodológico, foram realizadas observações sistemáticas de acompanhamento das atividades desenvolvidas no âmbito dos programas institucionais de extensão da Universidade Feevale a saber: no projeto social Educação e Tecnologia (Incubadora de Economia Solidária), no projeto social Educação e Cidadania (Crianças de Canudos) e no projeto social de Cultura (Arteterapia: Instrumento de Transformação Social). O resultado parcial, aponta algumas importantes contribuições que a Psicologia oferece à estas práticas.
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