Mídias Sociais: interações virtuais em prol da formação acadêmica (Willian Michel Schneider, Douglas Rosa da Silva e Patricia Kaefer)
Apresenta uma ação desenvolvida no âmbito do Programa de
Educação Tutorial (PET-Interdisciplinar/Feevale), no qual são desenvolvidas atividades
extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão, dentro de um modelo de formação
ampla e de qualidade, num processo de formação integral. Uma
importante característica do PET é o funcionamento conjunto, uma vez que,
atualmente, o grupo está composto por sete acadêmicos bolsistas, desenvolvendo atividades
de caráter coletivo e interdisciplinar. Nesse sentido, a presente
atividade visou criar ferramentas virtuais que viabilizassem o desenvolvimento
de atividades de caráter coletivo e integrador cumprindo com o propósito de
garantir o funcionamento conjunto, bem como, com a necessidade de dar
visibilidade ao grupo. Partindo deste princípio o grupo
PET/Feevale deu o primeiro passo para esta ação criando e desenvolvendo um
blog, no sistema Blogger da Google, no qual foram constituídos por inúmeras mensagens, ilustrações, artigos,
resumos e vídeos divulgados em uma forma temporal, visando assim
produzir uma aproximação dos sujeitos na produção cultural e oportunizando
ações colaborativas de outros grupos e pessoas, possibilitando assim a
construção do conhecimento por diversos olhares sejam eles dos bolsistas
envolvidos como do resto da comunidade acadêmica e/ou virtual. Considerando o panorama e as características do grupo
PET-Interdisciplinar/Feevale, além da criação do blog, o grupo PET/FEEVALE
criou um grupo na Rede Social Facebook, se apresentando como uma alternativa
possível para a concretização do propósito do funcionamento conjunto do grupo,
na medida em que viabiliza e/ou intensifica as formas e canais de interação
entre os bolsistas.
PALAVRAS-CHAVE: Educação
tutorial. Interdisciplinaridade. Mídias sociais.
Comentários
Postar um comentário