O Uso de Mídias-Sociais em Sala de Aula (Willian Michel Schneider e Fernanda Gewer)

O presente trabalho tem o intuito de evidenciar a atividade extensionista desenvolvida pelo Programa de Educação Tutorial (PET/Interdisciplinar-Feevale), "Mídias Sociais: Interações Virtuais em Prol da Formação Acadêmica", trazendo o processo integrativo entre tecnologia e educação para a sala de aula de escolas públicas. Dentre os objetivos desta ação estão os de favorecer a aproximação dos alunos e professores na produção cultural, através de mídias sociais e oportunizar ações colaborativas entre diversos grupos e pessoas dentro/fora de plataformas virtuais. Como processo metodológico seguem-se os seguintes passos: elencam-se os conteúdos estudados pelos alunos; discute-se com os professores titulares possíveis abordagens interdisciplinares; apresenta-se a proposta e os meios midiáticos para os discentes; inicia-se um aprofundamento teórico disciplinar; mostram-se as possibilidades de diálogo e a permeabilidade interdisciplinar; publicam-se os resultados em diversos suportes de mídia. Desta forma, o trabalho visa um caráter coletivo e integrador  no qual se evidencia a filosofia interdisciplinar do Programa de Educação Tutorial. A experiência da criação e desenvolvimento de conteúdos vinculados midiaticamente na malha social, pelos alunos partícipes da ação, eleva sua auto-estima e o coloca em uma posição de integralidade de sujeito produtor de conhecimento, construindo um movimento concreto de integração entre as novas tecnologias, o ensino e aprendizagem.



Palavras chave: PET, ensino, pesquisa, extensão, Mídias Sociais

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