O Uso de Mídias-Sociais em Sala de Aula (Willian Michel Schneider e Fernanda Gewer)
O presente trabalho tem o
intuito de evidenciar a atividade extensionista desenvolvida pelo Programa de
Educação Tutorial (PET/Interdisciplinar-Feevale), "Mídias Sociais:
Interações Virtuais em Prol da Formação Acadêmica", trazendo o processo
integrativo entre tecnologia e educação para a sala de aula de escolas
públicas. Dentre os objetivos desta ação estão os de favorecer a aproximação
dos alunos e professores na produção cultural, através de mídias sociais e oportunizar
ações colaborativas entre diversos grupos e pessoas dentro/fora de plataformas
virtuais. Como processo metodológico seguem-se os seguintes passos: elencam-se
os conteúdos estudados pelos alunos; discute-se com os professores titulares
possíveis abordagens interdisciplinares; apresenta-se a proposta e os meios
midiáticos para os discentes; inicia-se um aprofundamento teórico disciplinar;
mostram-se as possibilidades de diálogo e a permeabilidade interdisciplinar;
publicam-se os resultados em diversos suportes de mídia. Desta forma, o
trabalho visa um caráter coletivo e integrador
no qual se evidencia a filosofia interdisciplinar do Programa de
Educação Tutorial. A experiência da criação e desenvolvimento de conteúdos
vinculados midiaticamente na malha social, pelos alunos partícipes da ação,
eleva sua auto-estima e o coloca em uma posição de integralidade de sujeito
produtor de conhecimento, construindo um movimento concreto de integração entre
as novas tecnologias, o ensino e aprendizagem.
Palavras
chave: PET, ensino, pesquisa, extensão, Mídias Sociais
Comentários
Postar um comentário