10 Coisas que todo professor deveria saber!
Quando os professores começam suas
carreiras, eles geralmente estão muito animadoscom a ideia de estar numa posição
de ensino "real". No entanto, esse sentimento é seguido por inúmeras incertezas.Tais
como, ‘Eu tenho osconhecimentos e habilidades para lidar
com uma sala de aula?’, ‘O que devo fazer quando um aluno me retruca?’, ‘Como
vou decidir que temas devo levar para a turma?’, ‘Como devo avaliar o progresso
dos alunos?’, ‘Qual é a melhor maneira de manter a disciplina e o respeito?’, ‘Será
que os alunos gostam de mim?’.Todas essas questões são válidas e aterrorizantes
no começo, e você vai aos poucos descobrindo sua própria forma de respondê-las,
e enquanto evolui como professor, certamente voltará a elas com certa frequência.
Como professor em seu primeiro ano de atuação, você tem um emocionante desafio pela
frente e a chance de aprender pouco a pouco como ser um professor eficaz. As
dicasneste artigo podem lhe ajudar, dar uma vantagem inicial neste processo tão
complexo, dando-lhe algumas ideias básicas para ajudá-lo a ser um professor bem
sucedido e para ajudar seus alunos a se tornaremmelhores estudantes.Cursos de
licenciatura são cheios de teorias e estratégias de aprendizagem que vão lhe
ajudar a se tornar um professor bem sucedido. Elas dão, ao futuro professor,
base teórica sólida que você vai incorporar a sua sala de aula e agrande
questão aí é como traduzir essas idéias em conceitos práticos. Como faço para
decidir qual estratégia usar e quando? Quais práticas vão me ajudar no meu dia
a dia? Como posso tirar de letra meu primeiro ano de ensino?Não há uma fórmula,
mas aí vão algumas dicas!
1. Não se preocupe tanto em fazer a coisa
certa. Não há ocaminho certo. Você deve
determinar o que funciona melhor com sua personalidade, seus alunose políticas
escolares da escola. O PDP da escola deve ajudar com informações sobre a
comunidade e princípios norteadores da política escolar. As orientações do livro
didático irão ajudá-lo a evitar algumas das armadilhas mais óbvias. Converse
com outros professores para ter informações sobre a realidade da comunidade da
sua nova escola. Leve esses dados em conta nos seus planejamentos.
2. Relaxe.
Conheça seus alunos. Ouça-os e abuse da empátia, e acima de tudo seja paciente.
Seus alunos são ótimas pessoas. Deixe-os saber que você se preocupa com eles,
com sua educação e com seu futuro. Permita que eles saibam que você não é
infalível. Esteja confortável com você mesmo de um modo que você se permitaadmitir
quando você não sabe alguma resposta e que você está disposto a aprender com
seus alunos. Muitos professores não tem domínio de sua sala de aula porque
falham em estabelecera"Sensação de Presença" que transmite para os
estudantes e qualquer pessoa observando asala de aula que você está confiante,
capaz, organizado, preparado, sensível às necessidades dos alunos, e capaz de
fazer uma aula envolvente para todos, inclusive para você mesmo.Você tem de se
desafiar também. Tem de ser interessante para você tamém e consequentemente
será para os alunos. Confie em você.Lembre-se, pare de se preocupar tanto com você
mesmo ecom o que você está fazendo. Pense nos seus alunos e se divirta trabalhando
com eles.
3. Ensinar é um trabalho árduo. E provavelmente muito mais trabalhoso do que você pensou que fosse possível.
É essencial que você seja organizado e utilize seu tempo de forma eficiente.Os
professores iniciantes ficam geralmente surpresos com a quantidade de tempo que
leva para planejar algumas aulas. Determinar os objetivos, decidir sobre as atividades
adequadas, pesquisar materiais, elaborar avaliações e corrigi-las pode levar um
bom tempo. E justamente quando você acha que tem tudo planejado e pronto, algo
inesperado acontece e você tem ajustar seus planosna última hora. É essencial
que os professores iniciantes tenham tempo suficiente para planejar, bem como
aprender a serem mais flexíveis.A flexibilidade na gestão do tempo também é
essencial para acomodar a diversidade debackgrounds existentes em uma mesma
escola. Você deve construir o seu repertório de atividades e aplicá-lo de
acordo com o perfil de cada grupo de estudantes. Existem turmas mais ou menos
dinâmicas, e mesmo nessas, é preciso muita sensibilidade para sentir o que é o melhor a se fazer.
Professores bem sucedidos estão dispostos a parar e, se necessário,modificar
planejamentosdurante a aula se isso se torna necessário.Ajuda muito refletir cuidadosamente
sobre as atividades e objetivos do seu dia,manter registros do que deu certo e
o que não deu, e prepare-se para explicar de maneiras diferentes e dar exemplos
fáceis de compreender, usando o cotidiano dos alunos. Não tenha medo de pedir
sugestões e opiniões, mesmo dos seus próprios alunos. Fale comcolegas. A
maioria dos professores ficará feliz em ajudar.
4. As
normas podem ser ignoradas e não devem ser temidas.
Existe uma pressão natural dos alunos por
resultados em provas e para passar de ano. Pressioná-los ainda mais ou
aterrorizá-los pode piorar as coisas. Crie um ambiente agradável que favoreça a
aprendizagem e o companherismo. Quanto mais confortáveis os alunos estiverem,
maior será seudesenvolvimento. É claro que o professor deve propor atividades
desafiadoras e envolvê-los para que os resultados sejam satisfatórios. Muitas
vezes nem isso ajuda o que representa um problema de auto-estima muito grande e
o professor tem de tentar outras estratégias ainda mais complexas.
Os PCNs ajudam você a decidir como e porquê
educar,eles indicam um norte que vai lhe deixar mais seguro e isso tem um poder
de convencimento sobre o público. Você deve estar familiarizado com o campo científico
e educacional, no entanto, você está trabalhando com pessoas e é importante ser
sensível ao que as interessa e o que é possível construir a partir de cada
assunto. Além disso, você pode criar interesse num assunto do qual os
estudantes nem conheciam ou tinham curiosidade, para isso você deve mais do que
se mostrar interessado, gostargenuinamente dos temas que vai trabalhar. Tenha
em mente os seus alunos e saberá o que deve ser trabalhado.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCup7YVd2t-0rp9iQa3YB2rDJdjZUULgS5Q71-gH4e-gym-agku1p72FfG6cpqyAtmdJEBJtArYhE6cdIOpKCZ8YDhIr-vJVVVME9jSOoT9XEA57aDJw9jZuqHpGBmhyphenhyphenTvOhx3xXC-sdvg/s320/Syrian_refugee_children_in_a_Lebanese_school_classroom_%252815101234827%2529.jpg)
Por exemplo, "Construir um modelo de uma barragem" é uma tarefa enquanto "Simular o princípiode como as barragens funcionam e para que servem"é o que você realmente quer os alunos aprendam. Foqueno quevocê realmente espera que os alunos possam aprender e fazer. Discorrer sobre oprocesso e critérios para o sucesso do aluno antes de passar a tarefa irá ajudá-lo a saber como e onde chegar para atender às expectativas. Quase todos os alunos querem ter sucesso. Afirmar claramente suas expectativas iniciaislhes ajuda a saber o que eles precisam fazer para serem bem sucedidos e ajuda a construira confiança do aluno em você como um professor justo.As expectativas devem ser realistas e desafiadoras para todos os alunos. Criar uma listade expectativas que prevê uma série de habilidades a serem alcançadas pode serdifícil; no entanto, os alunos de todos os níveis devem ter a oportunidade de ter sucesso. Ter objetivos claros vai ajudá-los a concentrarem-seno que é importante, permitindo que você se pergunte: "Como é que esta lição ou atividade pode deixar meusalunos ainda mais perto de satisfazer as expectativas? "
6. Sorria,
e com freqüência! Sorrir e ser bem humorado não vai comprometer a sua
autoridade. Sorrir transmite confiabilidade. Você pode ser o único adulto que
sorri ou cumprimenta aquela pessoa em particular naquele dia. Você pode até
mesmo nunca saber a importância daqueles sorrisos ououtras expressões de
carinho. Lembre-se, você não sabe o que aconteceu comseus alunos antes de
entrarem em sua sala de aula. Talvez eles tenham tido uma brigacom seus pais,
irmãos ou amigos antes de ir para a escola;talvez eles não tenham comido;
talvez eles estejam doentes ou tenham sido alvo de chacota de alguém e sua auto-estima
não exista mais. Dê-lhes um tempo. Ofereça-se para ouvi-los. Fazer da sala de
aulaum lugar feliz e acolhedor pode ser tudo que seus alunos precisam. Pense
nos seguintes cenários: Um estudante tem faltado aaula por vários dias. Enquanto
você faz a chamada,você diz num tom de voz severo e autoritário: "João,
você tem muitas faltas! Cadê o seu trabalho? Você vai ficar sem nota se não me
entregaro trabalho amanhã.
Ou:Você faz a chamada, chama João para
conversar e diz: "João, estou feliz em te ver. Eu estava ficando preocupado.
Você não veio nas três últimas
aulas. O que houve? Peça para um de seus colegas lhe explicar o trabalho.
Você acha que consegue terminá-lo até Quinta-feira? Você pode me pedir ajuda se você precisar.” Em ambos os casos, você é a pessoa encarregada da sala de aula, você é o professor. No entanto, num caso, o ambiente de sala de aula é positivo e acolhedor e é estabelecido quando um aluno se sente importante e ajudado, enquanto que no outro, regras e o trabalho são mais importantes do que o aluno.Qual sala de aula que você preferiria estar?
aulas. O que houve? Peça para um de seus colegas lhe explicar o trabalho.
Você acha que consegue terminá-lo até Quinta-feira? Você pode me pedir ajuda se você precisar.” Em ambos os casos, você é a pessoa encarregada da sala de aula, você é o professor. No entanto, num caso, o ambiente de sala de aula é positivo e acolhedor e é estabelecido quando um aluno se sente importante e ajudado, enquanto que no outro, regras e o trabalho são mais importantes do que o aluno.Qual sala de aula que você preferiria estar?
7. Respeite os seus alunos. Trate seus alunos como seres humanos inteligentes. Evite categorizá-los como preguiçosos, brilhantes, desorganizados, etc. Em vez disso, esteja atento paraas qualidades únicas que cada um possui. Não permita humilhações ou sarcasmo em sua sala de aula. Faça com que cada comentário seja valorizado e mostre a utilidade que pode ter para outras pessoas. Responsabilidade pode ser ensinada aos estudantes pelas suaspróprias ações, seguindo o seu exemplo. Isto significa que você sempre deve estarpreparado, e pronto para fornecer feedback útil de maneira prática. Crie um senso de responsabilidade e bem comum com a turma. Ache algo que todos gostam e distribua tarefas entre eles. Por exemplo, numa aula de língua cada aluno pode ficar responsável por trazer uma música para ser ouvida ou analisada pela turma. Isso fará com que eles se sintam valorizados e ao mesmo tempo criará um senso de responsabilidade para com o grupo. Afinal, uma boa aula não se faz sozinho e sim em conjunto.
As chances são grandes de que, se você respeitar seus alunos, eles vão respeitar você.
8. Acredite em seus alunos, mesmo que eles não acreditam em si mesmos.
Trateos estudantes como membros valiosos da
sociedade. Dê-lhes esperança e confiança de que elespodem ser ótimos no que
quiserem. Dando aos estudantes respostas prontas, exercícios mastigados ou fazendo
tudo “por eles” os levará à impotência e não ao aprendizado. Desafie-os. Eles
são muito sensíveis a esse tipo de coisa e quando se sentem incompetentes ou
menores duvidam de sua capacidade de vencer e é preciso muito trabalho para que
eles acreditem em si mesmos novamente. É tambémmuito importante que críticas disciplinares
não sejam percebidas como estritamente pessoais. Deve ficar claro que o que se
está criticando é o ato é em si, não o aluno. E isso deve se estender ao
feedback de apresentações de trabalho ou provas, em que muitos alunos encaram
de maneira equivocada, quase definitiva o parecer do professor. Por isso este
deve com muita cautela elogiar aspectos positivos e então os negativos da
produção do aluno. Uma conversa sobre a importância e função do feedback também
pode ser interessante.
Num grupo, estamos sempre aprendendo formas aceitáveis de comportamento e nós temos de ajudá-los a compreender isso.
Num grupo, estamos sempre aprendendo formas aceitáveis de comportamento e nós temos de ajudá-los a compreender isso.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqYhLnF3WW1_J1IKqGsUOZkHYkmmeum5fLry4Soxs3kT9if1jDkco35SceTncPJM93g7OxgFuJKMW9PAcl57QXXqSrpWptVKX03__xAHg_YlNp6xRKwz379ctiteluLtbwqUNBGfynB1A7/s320/Shimer_College_class_discussion_1967.jpg)
e tão ocupados com suas próprias preocupações que eles não percebem que um professor iniciante pode precisar de ajuda ou apoio. Tome a iniciativa e busque o desenvolvimento pessoal nas relações profissionais em sua escola. Se possível, tenha um mentor, um professor experiente que esteja interessado em lhe ajudar. A relação mentor/discípulo incentiva a busca de soluções cooperativamente, aumenta sua consciência das alternativas,fornece uma caixa de ressonância para desabafar as frustrações, e permite que você aprenda a partir das experiências de um colega.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiRrEJ4DakESPzgT4vxE2cEX8_1xD6KBL_gzbeoO8Mv47v_sgRbbCq9CgqaWLUJLuTJXBKexY97XtVWplXm-SfvYufSL35YCH_DNm51aftNQ-Hoa4xed9SP6ObOjEoKBj3uQ4yY1tDY8Do1/s320/Teacher_in_Laos.jpg)
os alunos são envolvidos em decidir o que estudar e como demonstrar a sua
compreensão, eles desenvolvem um senso de propriedade e geralmente tentam ultrapassarsuas expectativas.Em conclusão, os professores eficazes estão constantemente arriscando e aprendendo com os seus sucessos efalhas. Para ser eficaz, os professores devem olhar para trás em suas práticas e avaliaro que funciona bem eo que não funciona, e como eles podem melhorar como professores.
Por isso, repense sempre a sua maneira de
ensinar. Professores muito bem intencionados às vezes se sobrecarregam com
correções e trabalhos em que os alunos realizam em 5 minutos. A função do
professor, numa escola moderna, é a de facilitador e, sendo assim, não cabe a
eles preparar ou pensar em tudo sozinho. Crie um ambiente de troca de
conhecimentos, diversão e responsabilidade. A sala de aula tem de ter a cara de
todos os envolvidos, não apenas do professor, só assim será possível construir
uma aprendizagem orgânica, livre e que sirva para viver.
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