Soixante-dix, La Fete - "Setenta anos, a festa"



Está na capital gaúcha a exposição "Soixante-dix, la fete" ou "Setenta anos, a festa", do artista Juarez Machado que escolheu o MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul) para encerar sua turnê, que já passou por Paris, Florianópolis, Joinville, Fortaleza e Brasília. A exposição aborda os setenta anos do artista e todas suas percepções desta comemoração. E, o que era de se esperar, abrangendo a irreverência de Juarez, as obras transitam entre a luxúria francesa e o peso, explorado pelo artista, de ser um septuagenário.
As obras variam entre pinturas a óleo, desenhos, esculturas e trajes. Pintados em preto e branco, os quadros trazem apenas o aniversariante em cor. “Sabemos que o universo começou das trevas, em preto e branco, o jornal, fotografia, cinema e a TV também”, disse o artista plástico que esteve na capital no dia 19 de dezembro de 2015 para inaugurar a exposição.
Embora todas as obras retratem os 70 anos do artista, completos em 2011, é impossível não pensar na complexidade da vida humana como um todo, em todas as experiências, loucuras, lembranças, descobertas e sentimentos que as permeiam - independente da faixa etária. Vale a pena conferir!

A exposição segue até 28 de fevereiro de 2016 e a entrada é franca.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A chegada" e o amor fati de Nietzsche

Uzumaki: O terror em espiral de Junji Ito

Resenha do livro "Vidas desperdiçadas" de Zygmunt Bauman