Antes sonhava, hoje não durmo!

O professor Fernando Seffner, da UFRGS, ministrou a Aula Magna do ICHLA intitulada “Antes sonhava, hoje não durmo!” nesta última quinta-feira, dia 7, no Teatro Feevale.
Comentou acerca da importância de um posicionamento político, sobre a reflexão a respeito do futuro profissional docente, a posição social e os arranjos do sujeito e sobre a visão do mundo.
Destaca-se a ideia de que a flexibilidade de um indivíduo frente a novas ideias, ou diferentes ideias, é o que faz com que atue de forma mais significativa na sociedade. Um sujeito que recusa expor-se a um posicionamento antagônico ou variado do seu dificilmente contribui para o desenvolvimento da nação.
Além disso, o professor fez-nos refletir sobre os diferentes arranjos do sujeito. Isto é, os seres humanos agem conforme o contexto, muitas vezes não percebem suas mudanças, e, com frequência, consideram-se imutáveis. Humanos, vocês mudam, sim. E muito. Portanto, ao passo que é possível perceber os arranjos que utilizamos, quais são as portas que isto pode abrir?

Por fim, diferente dos laços sanguíneos, lembra-se que os laços entre aluno e professor são provisórios e que o profissional deve ter sempre em mente qual é seu papel neste processo de aprendizagem e qual é a melhor forma de realizá-lo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A chegada" e o amor fati de Nietzsche

Uzumaki: O terror em espiral de Junji Ito

Resenha do livro "Vidas desperdiçadas" de Zygmunt Bauman