HUMAN: dica de documentário

Na dimensão do Planeta Terra, podemos perceber diversas culturas, cada qual com suas peculiaridades, mas que de maneira geral as unem em alguns aspectos. Quando se pensa em amor, trabalho, família, desejos e futuro, rapidamente mexemos em nossos valores para pôr isso em prática. Ter que escutar o próximo pode ser uma tarefa difícil quando ligeiramente tendemos a julgar ações do outro. 



Em aproximadamente 90 minutos, cada volume é exibido no longa uma diversidade de situações de existências alegres e tristes. Pessoas que se apresentam extremamente abaladas por condutas radicais de valores de comunidades na qual vivem ou viviam. Outras, sorriem por se sentirem completamente pertencentes a uma sociedade que as valoriza e torna seus dias significantes.

 

Poliamores, homossexualidade, cultura islâmica e africana, poligamia, deficiência física, violência contra a mulher. Essa diversidade de gênero exibida, rapidamente faz o espectador perceber que todos os relatos vêm recheados de sentimentos, e não se emocionar se torna difícil para quem assiste do outro lado da tela.

Por vezes, o vídeo deixa o espectador admirado Com a beleza do planeta em que vivemos – são exibidas imagens impressionantes – com as culturas existentes que, embora pareça muito distante, estas práticas estão relativamente próximas da gente. Serve, além disso, para refletir quão limitado o ser humano tende a ser frente ao outro e seus direitos de ir e vir. 
  

Enfim, para quem trabalha ou tem interesse em educação e diversidade cultural, segue os links 
do belíssimo documentário:








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A chegada" e o amor fati de Nietzsche

Uzumaki: O terror em espiral de Junji Ito

Resenha do livro "Vidas desperdiçadas" de Zygmunt Bauman