A psicologia do esporte

Como dito anteriormente em outra postagem do blog, existe várias possibilidades de atuação do psicólogo, dentre elas, uma pouco falada, que é a atuação na área do esporte. O psicólogo que atua nessa área é capacitado para fazer intervenções no rendimento de atletas, como adaptá-lo ao ambiente de convívio, problemas psicológicos que interfiram na prática esportiva, educar atletas, técnicos e árbitros sobre os princípios das técnicas psicológicas e estar sempre atento aos fatores psíquicos que interferem nas ações do exercício físico, como ansiedade e estresse. Com isso, o profissional dessa área está sempre atendo aos processos psicológicos básicos que são aplicados na atividade física.
Alguns estudos apontam que essa prática tem histórico no final do século XIX. No entanto, não existia ainda um objetivo certo do que seria essa prática. Somente no século XX que é fundado o primeiro laboratório de pesquisa dessa área. A partir de então, novas contribuições voltadas à psicologia social na prática física foram surgindo. Hoje, apesar de muitos clubes contarem com um profissional da psicologia, ainda existe desinformação de algumas pessoas envolvidas nesse campo, como o caso do ex técnico da seleção brasileira, Dunga, que comentou não querer saber da Psicologia em sua seleção, apontando algumas dúvidas éticas por parte do profissional dessa área. Assim, o conselho federal de psicologia emitiu uma nota referente ao comentário do técnico, onde esclarece alguns pontos que o profissional é submetido pela ética profissional.
Ainda é muito pouco divulgada essa prática profissional. No entanto, esse profissional tende a auxiliar a equipe de modo que facilite cada vez mais o desenvolvimento profissional e pessoal da pessoa que recebe auxílio psicológico.

Dessa forma, podemos dizer que a psicologia do esporte busca equilibrar a saúde mental e a física de pessoas que praticam esportes, atuando em fatores que envolvam motivação, personalidade, agressão, violência, liderança e dinâmica de grupo, tendo enfoques na esfera social, educacional e clínica. Para tanto, essa é uma área que ainda precisa ser muito discutida, uma vez que se trata de uma área bastante ampla e complexa do mundo esportivo. A psicologia do esporte é rapidamente entendida como algo em construção, principalmente por agregar conhecimento das grandes áreas que são a Psicologia e o Esporte, que estão sempre em desenvolvimento. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A chegada" e o amor fati de Nietzsche

Uzumaki: O terror em espiral de Junji Ito

Resenha do livro "Vidas desperdiçadas" de Zygmunt Bauman