Um aporte importante à difusão dos instrumentos ancestrais da nossa America
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjhuCMR6Vp1UtcFj-YYxRYOojIr0RFJkGaFnEIW3N9RbcfXt5czNtfB7MT3q9aYYV9IoRyqMCBducp_pN-sqATqDmbOZHDT8bDP_WLERX_Zk0IjApdXmNRicSK8Y8QdFpo-k81F3aIjGpa/s1600/oi.jpg)
Por Maria Luciana Firpo
A Sonidos de América é um projeto de pesquisa musical cujo principal objetivo é o estudo e a divulgação de instrumentos musicais americanos de culturas ancestrais.
O projeto surgiu em 2005 da iniciativa de Esteban Valdivia, artista graduado em Composição Musical pela Universidade Nacional de Villa María (U.N.V.M) e atuante na réplica e na execução de instrumentos antigos, e Carolina Segre, graduada em Concepção e Produção de Imagem na U.N.V.M. e dedicada às areas de audiovisual e projeto gráfico. Composto de vários especialistas, entre eles arqueólogos, musicólogos, músicos, antropólogos e cineastas, o grupo realiza viagens a diversos paises de América Latina com o objetivo de realizar trabalhos em instituições e reservas arqueológicas, investigar as peças originais, replicá-las e produzir material para difusão de documentários acessíveis ao público.
A Sonidos de América considera que a difusão é essencial na transmissão do patrimônio cultural americano e, por isso, desenvolve vários formatos de concertos, workshops e exposições para pessoas de todas as idades.
As apresentações da Sonidos de América já passaram por países da América e da Europa, como Argentina, Chile, Peru, Brasil, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Portugal, França, Inglaterra e Polônia.
É possível acompanhar o trabalho por meio do site oficial do projeto (link para acessar) ou pelo conteúdo postado no canal da própria Sonidos de America (link para acessar).
Comentários
Postar um comentário