Um aporte importante à difusão dos instrumentos ancestrais da nossa America

Por Maria Luciana Firpo

A Sonidos de América é um projeto de pesquisa musical cujo principal objetivo é o estudo e a divulgação de instrumentos musicais americanos de culturas ancestrais.

O projeto surgiu em 2005 da iniciativa de Esteban Valdivia, artista graduado em Composição Musical pela Universidade Nacional de Villa María (U.N.V.M) e atuante na réplica e na execução de instrumentos antigos, e Carolina Segre, graduada em Concepção e Produção de Imagem na U.N.V.M. e dedicada às areas de audiovisual e projeto gráfico. Composto de vários especialistas, entre eles arqueólogos, musicólogos, músicos, antropólogos e cineastas, o grupo realiza viagens a diversos paises de América Latina com o objetivo de realizar trabalhos em instituições e reservas arqueológicas, investigar as peças originais, replicá-las e produzir material para difusão de documentários acessíveis ao público.

A Sonidos de América considera que a difusão é essencial na transmissão do patrimônio cultural americano e, por isso, desenvolve vários formatos de concertos, workshops e exposições para pessoas de todas as idades.

As apresentações da Sonidos de América já passaram por países da América e da Europa, como Argentina, Chile, Peru, Brasil, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Portugal, França, Inglaterra e Polônia.

É possível acompanhar o trabalho por meio do site oficial do projeto (link para acessar) ou pelo conteúdo postado no canal da própria Sonidos de America (link para acessar).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A chegada" e o amor fati de Nietzsche

Uzumaki: O terror em espiral de Junji Ito

Resenha do livro "Vidas desperdiçadas" de Zygmunt Bauman