Leopoldo Plentz

Por Bruna Hilbert

Natural de Porto Alegre - RS e nascido em 1952, Leopoldo Plentz fotografa desde 1975, quando iniciou sua carreira na documentação de bens culturais. Atualmente, dedica-se à fotografia de autor e expõe seus trabalhos em mostras coletivas e individuais. Plentz possui obras em acervos públicos como no Museu de Arte de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea de Porto Alegre, Museu de Artes do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, Museu de Arte Latino Americana de Washington, Museu Nacional de Belas Artes de Buenos Aires, Fundação Vera Chaves Barcellos, entre outros.

Algumas de suas mais famosas imagens encontram-se na série denominada Através do Espelho, fotografada entre os anos de 2001 e 2014. Nestas, o artista nos faz pensar na posição em que se encontram as pessoas e objetos na fotografia, retratando uma interpretação para além daquilo que nos é mostrado.

Em seu site, o artista nos conta seus pensamentos a respeito da fotografia, o que pode ser relacionado com as imagens da série Através do Espelho, pois ambas recorrem a um outro âmbito da fotografia.





“Desde os tempos primordiais o homem busca sua própria imagem como reflexo na água, depois no espelho, por fim na pintura. Chega a fotografia e nos importuna com a onipresença de nossa representação, em uma escala até então desconhecida. Atualmente, aonde que que se vá sempre há alguém sendo fotografado por outro, sem ver nada mais – em uma entediante forma de cegueira”  
Leopoldo Plentz




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A chegada" e o amor fati de Nietzsche

Uzumaki: O terror em espiral de Junji Ito

Resenha do livro "Vidas desperdiçadas" de Zygmunt Bauman