NaNoWriMo e o desafio de escrever um romance em um mês
Por Iago Möller
Eu pergunto a você, escritor de gaveta, que trabalha em seus textos por meses, às vezes anos, e sonha em escrever seu primeiro romance quando tiver tempo ou se "sentir pronto" para tão grandiosa tarefa: já se imaginou escrevendo um romance de 50.000 palavras em apenas um mês? Pois é isso que propõe, todos os anos desde 1999, o National Novel Writing Month, ou NaNoWriMo.
O objetivo do projeto, que começou com apenas 21 participantes na primeira edição e, atualmente, tem mobilizado mais de quatrocentas mil pessoas por ano, é auxiliar escritores de todo o mundo a vencer a barreira do primeiro romance por meio de uma comunidade ativa e integrada e um prazo apertado o bastante para que os participantes se concentrem no que realmente importa: escrever. Isso em um primeiro momento, certamente, pois as revisões e as adaptações são parte fundamental do processo de criação, mas é comum que autores perfeccionistas sejam sabotados por seus "críticos internos", não sendo capazes de separar as etapas de escrita e revisão. São os tais "críticos internos" que o NaNoWriMo objetiva derrubar.
E como o desafio funciona? As regras são simples: os escritores, individualmente, devem começar após o primeiro dia de novembro e não podem terminar após o último dia do mesmo mês. Ao fim do prazo, o participante terá vencido se submeter ao site as 50.000 palavras de um romance pronto ou a ser continuado, sendo que este pode ser escrito em qualquer idioma e tratar de qualquer tema. De acordo com o site oficial, "se você acredita que está escrevendo um romance, nós acreditamos que você está escrevendo um romance também". Por outro lado, música, poesias, roteiros, quadrinhos, e obras de não ficção, como biografias e livros de autoajuda, não são romances e portanto não valem nesse desafio. Também é possível (e recomendável) planejar sua obra nos meses que antecedem novembro, mas nenhuma anotação anterior ao período do NaNoWriMo pode ser usada no corpo do romance.
Como não se trata de uma competição, visto que os escritores competem apenas com a própria inercia e auto-sabotagem, não há prêmios no NaNoWriMo, a não ser o mais importante: o seu livro acabado e pronto para revisão.
Vamos participar em 2018? Mais informações podem ser lidas no site oficial do National Novel Writing Month, clicando aqui.
Comentários
Postar um comentário