PET Feevale no Conversas Entrelaçadas – XI Seminário Nacional de Artes - Oficina de Litografia

Por Carla Araújo

    A oficina de litografia foi ministrada pela professora e Artista Visual Amanda Becker na tarde de quinta – feira dia 5 de setembro no ateliê do Campus I da Universidade Feevale. A aula demonstrou meios alternativos de gravação de matrizes em substituição a litografia convencional. A técnica de gravura alternativa com refrigerante de cola, embora seja conhecida em todo o mundo, a técnica apresentada nesse seminário foi desenvolvida por um grupo de bolsistas voluntárias da Pesquisa Científica da Feevale. 

    O estudo demonstra resultados de procedimentos tradicionais e digitais e produções e reproduções de imagens. São enfocados procedimentos que buscam processos de criação de gravuras menos tóxicos para maiores cuidados da saúde do artista e do meio ambiente. 

   Em resumo a oficina realizada foi a prática de gravações de matrizes com refrigerante cola, partindo de chapas de offset reaproveitadas de gráficas, nós realizamos a transferência de imagens e corrosão com o refrigerante de cola. Produzindo uma chapa matriz para a produção da imagem como meio alternativo a técnica tradicional da litografia em que utiliza-se pedra especial.

   

      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A chegada" e o amor fati de Nietzsche

Uzumaki: O terror em espiral de Junji Ito

Resenha do livro "Vidas desperdiçadas" de Zygmunt Bauman