Criatividade S.A. de Ed. Catmull
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Por Carla Araújo
Todo mundo provavelmente já viu ou ouviu falar sobre filmes como Toy Story, Os Incríveis, UP - Altas Aventuras, Procurando Nemo, entre outros. Essas obras permitiram que sua criadora, a Pixar, alcançasse o patamar de maior estúdio de animação atual. E o livro Criatividade S.A têm exatamente esse objetivo, de relatar como a Pixar se tornou uma companhia tão inovadora.
Sobre a obra:
Publicado em 2014 pela editora Rocco, “Criatividade S.A.”,
resume em 319 páginas o aprendizado do presidente da Pixar em 33 anos de
empresa. Definido pela Forbes como “provavelmente o melhor livro de negócios já
escrito”, este livro apresenta uma breve história da Pixar e táticas para
estimular a criatividade no ambiente de trabalho.
Sobre o autor:
Ph.D. em ciência da computação, Ed Catmull é, junto com
Steve Jobs, um dos fundadores da Pixar e responsável por desenvolver as
tecnologias que permitiram criar Toy Story, o primeiro filme de animação feito
100% com computador. Seu sonho de infância era justamente viabilizar e fazer o
primeiro filme de animação computadorizado. A partir disso, passou a se dedicar
a construir uma empresa de sucesso com uma cultura forte. Um precursor no ramo
da computação e vencedor de 5 Oscars, Ed Catmull traz nesse livro como ele e
seus colegas desenvolveram uma filosofia na Pixar voltada totalmente para a
criatividade dos colaboradores.
Esse livro é indicado para quem?
As ideias desse livro caem como uma luva para quem é líder e
quer saber como tornar sua equipe mais produtiva e motivada com os objetivos da
empresa. Por meio das experiências do autor, você poderá extrair dicas para
gerir sua equipe, fortalecer a cultura da sua empresa e transformar o ambiente
corporativo em um ambiente propício à criatividade.
Ideias principais do livro:
As pessoas são o ponto principal da sua empresa;
Feedbacks são essenciais para o desenvolvimento dos
colaboradores e das ideias;
Para ter um ambiente criativo é preciso estimular a
criatividade;
Uma Breve História da Pixar. Antes de nos aprofundarmos nas
lições do autor, é importante entender um pouco sobre a história da Pixar e
como ela chegou onde está hoje.
Tudo começou quando Ed Catmull foi chamado para trabalhar na
Lucas Film para auxiliar com os efeitos visuais de Star Wars. Lá ele teve sua
própria divisão e pôde desenvolver suas tecnologias e softwares. Em 1986, Steve
Jobs comprou essa divisão e a transformou em uma companhia independente.
Juntos, ele e Ed fundaram a Pixar e fizeram parceria com a Disney,
transformaram uma empresa que vendia softwares na maior produtora de filmes em
animação do mundo. Então, se pararmos para pensar, liderar uma empresa desse
tamanho, com diversos colaboradores e ainda alcançar ótimos resultados requer
uma enorme responsabilidade e liderança. É por isso que vamos entender a partir
de agora que uma empresa criativa é feita pelo conjunto de uma equipe
comprometida com ideias incríveis, feedbacks constantes e um ambiente propício
à criatividade.
Segundo o autor, a chave para o sucesso da Pixar foi formar
ótimas equipes que eram capacitadas e motivadas com o trabalho que realizavam.
Toy Story, o primeiro filme e um dos maiores sucessos da
empresa, foi criado por meio do comprometimento de uma equipe que sabia que
fazer o primeiro filme de animação computadorizado seria revolucionário. Com
Toy Story 2, eles não deram a devida prioridade para o filme e, no meio do
caminho, perceberam os diversos problemas que estavam afetando a qualidade do
produto final. Então, foi nesse momento que os gestores perceberam a
importância de formar uma boa equipe e juntaram toda a empresa trabalhando sete
dias por semana para alterar e melhorar o filme. O resultado? Toy Story 2 não
só corrigiu seu rumo como superou o primeiro filme em qualidade e faturamento.
E tudo isso aconteceu graças a uma equipe, formada por pessoas criativas e que
estavam envolvidas 100% com o projeto.
Ed Catmull fala que quando você tem uma ideia boa e a
entrega para uma equipe ruim, eles vão estragar a ideia. Porém, se você tem uma
equipe boa e uma ideia ruim, essa equipe vai transformar essa ideia e extrair o
que há de bom nela. Assim, sempre dê maior preferência às pessoas do que às
ideias, pois pessoas criativas criam boas ideias, mas boas ideias podem ser
destruídas por equipes ruins.
Ed Catmull afirma que seu objetivo não é evitar que os erros
ocorram, pois eles aceitam que os erros fazem parte do processo e o foco
principal deve ser em se recuperar das falhas. Por isso, ele vê que os
problemas são uma ótima forma de aprendizado e não devem ser prevenidos, mas
sim, rapidamente solucionados.
Para ser uma empresa criativa, os estímulos precisam ser
constantes e estar em todos os lugares. Por isso, o livro apresenta maneiras de
tornar o ambiente propício à criatividade e, assim, favorecer o surgimento de
novas ideias.
Personalize o Ambiente:
A Pixar criou um ambiente alegre e colorido onde as pessoas
gostam de estar e isso contribui para que novas ideias possam surgir. E
complementando o espaço geral, eles permitem que cada funcionário personalize
sua área de trabalho, para que cada um fique o mais confortável possível
durante o expediente, de acordo com as suas preferências.
Ouça todas as ideias:
Na Pixar, todos os funcionários têm autonomia para dar
ideias. Teve uma ideia para um filme? Acredita que algo possa ser melhorado no
ambiente de trabalho? Descobriu uma nova tecnologia? A empresa irá te escutar e
auxiliar no desenvolvimento dessas sugestões. Um ótimo exemplo desse apoio são
os “dias dos projetos pessoais”. Todo mês, a Pixar reserva dois dias para os
funcionários trabalharem em seus projetos pessoais. E eles fornecem os recursos
para isso. Assim, os colaboradores podem ser mais felizes e motivados no
trabalho e, quem sabe, desenvolver uma grande ideia que gere resultados para a
empresa.
Alinhamento:
Quando alinhamos todos os conceitos passados nesse resumo,
podemos tornar a empresa e seu ambiente muito melhor e mais criativo. Com um
ambiente personalizado e sabendo ouvir o que os funcionários falam, já temos o
alicerce da criatividade no trabalho, dando feedbacks, permitimos o
desenvolvimento e melhoria das ideias e, a chave para tudo isso é focar nas
pessoas. São as pessoas que terão novos pensamentos e irão imaginar novos
conceitos e são elas que vão executar. Então, comece formando sua equipe ideal,
sua seleção de pessoas criativas e elas irão trazer ótimos frutos para sua
empresa.
Finalizando o livro, o autor nos oferece alguns insights e
boas práticas que ele pôde desenvolver nos seus anos como presidente da Pixar.
Dentre eles, podemos citar:
O fracasso não é algo ruim, pois ele é a consequência de
algo novo que você tentou realizar.
A estrutura organizacional e a estrutura de comunicação de
uma empresa devem andar separadamente. Todos devem conseguir falar com todos;
Dê poder para que todos possam encontrar e resolver problemas. Essa é uma
tarefa de todos;
O custo de corrigir erros costuma ser menor do que o custo
para preveni-los; Tentar resolver problemas difíceis contribui para pensar
diferente;
“Proteja o futuro, não o passado”. É preciso entender que
existirão momentos bons e ruins e que, para alcançar a grandeza é preciso
passar por fases não tão grandiosas; Crises podem trazer coisas boas. Em tempos
difíceis, os valores da empresa são testados e as pessoas se unem, fortalecendo
a cultura.
O que outros autores dizem a respeito?
No recomendado Everybody
Matters, os autores exploram como os verdadeiros líderes devem continuamente
estudar para se desenvolver e desenvolver aqueles ao seu redor, para que se
tornem também excelentes líderes que acreditam e valorizam as pessoas.
Além disso, os colaboradores devem ser encorajados a inovar
e experimentar coisas novas, mesmo que falhem. Isso faz com que elas percebam
que os gestores têm plena confiança no seu potencial e no seu trabalho.
Como posso aplicar isso na minha vida?
Comece pelas pessoas, capacite sua equipe para que ela
desenvolva os melhores resultados e seja criativa; Torne o ambiente de trabalho
criativo; Não tenha medo do fracasso. Aprenda com seus próprios erros;
Lembre-se que o feedback é essencial para estimular a melhoria contínua;
Referências:
➢ Livro: Criatividade S.A.
➢ Comentários sobre o livro e autor, obtidos da internet.
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