Criatividade S.A. de Ed. Catmull


Por Carla Araújo

   Todo mundo provavelmente já viu ou ouviu falar sobre filmes como Toy Story, Os Incríveis, UP - Altas Aventuras, Procurando Nemo, entre outros. Essas obras permitiram que sua criadora, a Pixar, alcançasse o patamar de maior estúdio de animação atual. E o livro Criatividade S.A têm exatamente esse objetivo, de relatar como a Pixar se tornou uma companhia tão inovadora.

Sobre a obra:

   Publicado em 2014 pela editora Rocco, “Criatividade S.A.”, resume em 319 páginas o aprendizado do presidente da Pixar em 33 anos de empresa. Definido pela Forbes como “provavelmente o melhor livro de negócios já escrito”, este livro apresenta uma breve história da Pixar e táticas para estimular a criatividade no ambiente de trabalho.


Sobre o autor:

   Ph.D. em ciência da computação, Ed Catmull é, junto com Steve Jobs, um dos fundadores da Pixar e responsável por desenvolver as tecnologias que permitiram criar Toy Story, o primeiro filme de animação feito 100% com computador. Seu sonho de infância era justamente viabilizar e fazer o primeiro filme de animação computadorizado. A partir disso, passou a se dedicar a construir uma empresa de sucesso com uma cultura forte. Um precursor no ramo da computação e vencedor de 5 Oscars, Ed Catmull traz nesse livro como ele e seus colegas desenvolveram uma filosofia na Pixar voltada totalmente para a criatividade dos colaboradores.

Esse livro é indicado para quem?

   As ideias desse livro caem como uma luva para quem é líder e quer saber como tornar sua equipe mais produtiva e motivada com os objetivos da empresa. Por meio das experiências do autor, você poderá extrair dicas para gerir sua equipe, fortalecer a cultura da sua empresa e transformar o ambiente corporativo em um ambiente propício à criatividade.

Ideias principais do livro:

    As pessoas são o ponto principal da sua empresa;
Feedbacks são essenciais para o desenvolvimento dos colaboradores e das ideias;
Para ter um ambiente criativo é preciso estimular a criatividade;
Uma Breve História da Pixar. Antes de nos aprofundarmos nas lições do autor, é importante entender um pouco sobre a história da Pixar e como ela chegou onde está hoje.

   Tudo começou quando Ed Catmull foi chamado para trabalhar na Lucas Film para auxiliar com os efeitos visuais de Star Wars. Lá ele teve sua própria divisão e pôde desenvolver suas tecnologias e softwares. Em 1986, Steve Jobs comprou essa divisão e a transformou em uma companhia independente. Juntos, ele e Ed fundaram a Pixar e fizeram parceria com a Disney, transformaram uma empresa que vendia softwares na maior produtora de filmes em animação do mundo. Então, se pararmos para pensar, liderar uma empresa desse tamanho, com diversos colaboradores e ainda alcançar ótimos resultados requer uma enorme responsabilidade e liderança. É por isso que vamos entender a partir de agora que uma empresa criativa é feita pelo conjunto de uma equipe comprometida com ideias incríveis, feedbacks constantes e um ambiente propício à criatividade.

   Segundo o autor, a chave para o sucesso da Pixar foi formar ótimas equipes que eram capacitadas e motivadas com o trabalho que realizavam.

   Toy Story, o primeiro filme e um dos maiores sucessos da empresa, foi criado por meio do comprometimento de uma equipe que sabia que fazer o primeiro filme de animação computadorizado seria revolucionário. Com Toy Story 2, eles não deram a devida prioridade para o filme e, no meio do caminho, perceberam os diversos problemas que estavam afetando a qualidade do produto final. Então, foi nesse momento que os gestores perceberam a importância de formar uma boa equipe e juntaram toda a empresa trabalhando sete dias por semana para alterar e melhorar o filme. O resultado? Toy Story 2 não só corrigiu seu rumo como superou o primeiro filme em qualidade e faturamento. E tudo isso aconteceu graças a uma equipe, formada por pessoas criativas e que estavam envolvidas 100% com o projeto.

   Ed Catmull fala que quando você tem uma ideia boa e a entrega para uma equipe ruim, eles vão estragar a ideia. Porém, se você tem uma equipe boa e uma ideia ruim, essa equipe vai transformar essa ideia e extrair o que há de bom nela. Assim, sempre dê maior preferência às pessoas do que às ideias, pois pessoas criativas criam boas ideias, mas boas ideias podem ser destruídas por equipes ruins.

   Ed Catmull afirma que seu objetivo não é evitar que os erros ocorram, pois eles aceitam que os erros fazem parte do processo e o foco principal deve ser em se recuperar das falhas. Por isso, ele vê que os problemas são uma ótima forma de aprendizado e não devem ser prevenidos, mas sim, rapidamente solucionados.

   Para ser uma empresa criativa, os estímulos precisam ser constantes e estar em todos os lugares. Por isso, o livro apresenta maneiras de tornar o ambiente propício à criatividade e, assim, favorecer o surgimento de novas ideias.

Personalize o Ambiente:

   A Pixar criou um ambiente alegre e colorido onde as pessoas gostam de estar e isso contribui para que novas ideias possam surgir. E complementando o espaço geral, eles permitem que cada funcionário personalize sua área de trabalho, para que cada um fique o mais confortável possível durante o expediente, de acordo com as suas preferências.

Ouça todas as ideias:

   Na Pixar, todos os funcionários têm autonomia para dar ideias. Teve uma ideia para um filme? Acredita que algo possa ser melhorado no ambiente de trabalho? Descobriu uma nova tecnologia? A empresa irá te escutar e auxiliar no desenvolvimento dessas sugestões. Um ótimo exemplo desse apoio são os “dias dos projetos pessoais”. Todo mês, a Pixar reserva dois dias para os funcionários trabalharem em seus projetos pessoais. E eles fornecem os recursos para isso. Assim, os colaboradores podem ser mais felizes e motivados no trabalho e, quem sabe, desenvolver uma grande ideia que gere resultados para a empresa.

Alinhamento:

   Quando alinhamos todos os conceitos passados nesse resumo, podemos tornar a empresa e seu ambiente muito melhor e mais criativo. Com um ambiente personalizado e sabendo ouvir o que os funcionários falam, já temos o alicerce da criatividade no trabalho, dando feedbacks, permitimos o desenvolvimento e melhoria das ideias e, a chave para tudo isso é focar nas pessoas. São as pessoas que terão novos pensamentos e irão imaginar novos conceitos e são elas que vão executar. Então, comece formando sua equipe ideal, sua seleção de pessoas criativas e elas irão trazer ótimos frutos para sua empresa.

   Finalizando o livro, o autor nos oferece alguns insights e boas práticas que ele pôde desenvolver nos seus anos como presidente da Pixar. Dentre eles, podemos citar:

O fracasso não é algo ruim, pois ele é a consequência de algo novo que você tentou realizar.

A estrutura organizacional e a estrutura de comunicação de uma empresa devem andar separadamente. Todos devem conseguir falar com todos; Dê poder para que todos possam encontrar e resolver problemas. Essa é uma tarefa de todos;

O custo de corrigir erros costuma ser menor do que o custo para preveni-los; Tentar resolver problemas difíceis contribui para pensar diferente;

“Proteja o futuro, não o passado”. É preciso entender que existirão momentos bons e ruins e que, para alcançar a grandeza é preciso passar por fases não tão grandiosas; Crises podem trazer coisas boas. Em tempos difíceis, os valores da empresa são testados e as pessoas se unem, fortalecendo a cultura.

O que outros autores dizem a respeito?

   No recomendado Everybody Matters, os autores exploram como os verdadeiros líderes devem continuamente estudar para se desenvolver e desenvolver aqueles ao seu redor, para que se tornem também excelentes líderes que acreditam e valorizam as pessoas.

Além disso, os colaboradores devem ser encorajados a inovar e experimentar coisas novas, mesmo que falhem. Isso faz com que elas percebam que os gestores têm plena confiança no seu potencial e no seu trabalho.

Como posso aplicar isso na minha vida?

   Comece pelas pessoas, capacite sua equipe para que ela desenvolva os melhores resultados e seja criativa; Torne o ambiente de trabalho criativo; Não tenha medo do fracasso. Aprenda com seus próprios erros; Lembre-se que o feedback é essencial para estimular a melhoria contínua;



Referências: 
➢ Livro: Criatividade S.A. 
➢ Comentários sobre o livro e autor, obtidos da internet.

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