Encontro de 11 de maio de 2021: A plataformização da beleza
Texto por Ailton Siqueira
O encontro on-line dos participantes do PET Interdisciplinar/Feevale, no dia 11 de maio de 2021, contou com a presença da acadêmica Laura Prodanov, doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, que nos apresentou os principais pontos de seu artigo intitulado “A plataformização da beleza – o uso de filtros embelezadores no Instagram Stories”, escrito a partir de sua tese em andamento.
A acadêmica, formada pelo curso de Moda e com mestrado pelo PPG em Indústria Criativa da Universidade Feevale, trabalha na linha de pesquisa Linguagem e mídias digitais, e, no encontro, abordou a metodologia através da qual construiu seu artigo. Laura partiu do questionamento sobre quem seriam os usuários do Instagram Stories que compartilham selfies com filtros embelezadores e, assim, investigar os impactos do uso desses filtros na percepção geral do que é belo e na autoestima dos usuários da plataforma.
Com a apresentação dos dados que justificaram seu trabalho, a doutoranda realizou pesquisas no intuito de compreender o que os usuários buscavam com o uso dos filtros e por que isto vem contribuindo para uma padronização de beleza e, consequentemente, afetando a autoestima daqueles que não se encaixam num modelo apontado como o ideal.
Às análises apresentadas, foram acrescentados vários comentários e exemplos dos estudantes do PET, o que evidenciou a atualidade da temática, a importância de ser discutida e o quanto ela está inserida no cotidiano dos que utilizam a rede Instagram, em especial os Stories, e fazem uso dos filtros modificadores da aparência.
Por fim, entre as considerações apontadas no artigo, destacou-se que o uso dos filtros embelezadores pode contribuir para o aumento da procura por procedimentos estéticos e afetar a autoestima dos usuários ao reforçar um padrão de beleza naturalmente irreal. Além disso, apontou-se que já existem movimentos contrários ao uso dos filtros, pressionando a plataforma para que ela gerencie melhor o grau de modificação que eles podem causar e sinalize quais avanços já foram feitos para minimizar as consequências negativas entre os usuários menores de idade.
Comentários
Postar um comentário