Quem foi Paulo Freire, por Ailton Siqueira

Fonte: @tirinhasautoadesivas

Texto de @ajbsiqueira a partir de pesquisa realizada no âmbito do Programa de Educação Tutorial – PET/Interdisciplinar Feevale 

O ano de 2021 marca o centenário de nascimento de Paulo Freire, e muitas instituições, no Brasil e pelo mundo afora, já estão organizando homenagens, cursos e debates acerca da importância das lições do educador, tão necessárias frente a esse momento de involução democrática que estamos vivenciando no país.

Mas quem foi Paulo Freire? Pernambucano; pedagogo; cidadão brasileiro mais homenageado mundo afora; terceiro teórico mais citado em trabalhos, em nível mundial, na área de humanas; detentor de mais de 20 prêmios e 30 títulos de Doutor Honoris Causa, concedidos por diversas universidades e instituições nacionais e internacionais; elencado como patrono da educação brasileira em 2012; autor de diversas obras, sempre marcadas por uma leitura crítica do mundo e das relações sociais.

O professor criou, no início dos anos 60, um método pioneiro de alfabetização de adultos, aplicado onde havia um grande número de trabalhadores rurais analfabetos e sem acesso à escola. Com o golpe militar de 1964, Paulo Freire foi preso e exilado e seu trabalho, interrompido.

Para entender melhor sobre esse método e embarcar nas reflexões desse grande intelectual brasileiro, vale a pena conferir o documentário produzido pela TV Escola em parceria com o Instituto Paulo Freire, disponível no YouTube, denominado “Paulo Freire Contemporâneo”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A chegada" e o amor fati de Nietzsche

Uzumaki: O terror em espiral de Junji Ito

Resenha do livro "Vidas desperdiçadas" de Zygmunt Bauman