CINEdica: DivertidaMente

Todos nós sabemos que a Sétima Arte tem retratado com maestria os transtornos mentais nas telas dos cinemas ao longo dos anos, e assim nos presenteando com filmes como: “Uma Mente Brilhante”(2001), “Geração Prozac”(2003), “Cisne Negro”(2010) e também o brasileiro “Bicho de Sete Cabeças” (2000). Ao final deste post segue um link com outras dicas de filmes que retratam uma variedade de transtornos mentais. 

Mas, não estamos aqui hoje para falar de doença mental e sim das nossas emoções. Você já se perguntou como seria poder enxergar o que acontece na mente de uma pessoa? É assim que o filme “DivertidaMente” começa! 



Ao contrário do que muitas pessoas pensam, filmes de animação não são somente coisa de criança, “DivertidaMente” está aí para provar isso. Com um conteúdo inteligente e bem ilustrado, a “ação” acontece toda dentro da cabeça de Riley e acompanha o seu crescimento até os 12 anos de idade. O cérebro de Riley é ilustrado por uma “sala de comando” onde operam seus sentimentos: Alegria, Tristeza, Nojinho, Raiva e Medo. Eles são os responsáveis por comandar as reações de Riley durante o dia criando assim as suas memórias! Para além disso, o filme retrata como são direcionadas as nossas lembranças, vivências, como é estruturada a nossa personalidade, assim  como onde se encontram os nossos piores medos. A animação nos proporciona uma boa ideia de como o cérebro humano se estrutura e como cada emoção é necessária e em que momentos.

Abaixo segue um excelente vídeo que explica um pouco mais sobre como o filme retratou o nosso cérebro:


Vale conferir a nossa CINEdica!


E aqui, como prometido, segue uma lista de 28 filmes que retratam os transtornos mentais: http://www.clinicaveracruz.com.br/28-filmes-que-abordam-a-loucura-e-transtornos-mentais/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A chegada" e o amor fati de Nietzsche

Uzumaki: O terror em espiral de Junji Ito

Resenha do livro "Vidas desperdiçadas" de Zygmunt Bauman