CirculaPET: Visita Cultural Guiada ao Hospital Psiquiátrico São Pedro
Dia 18 de maio foi o Dia da Luta Antimanicomial. O Grupo PET Interdisciplinar Feevale realizou uma visita ao Hospital Psiquiátrico São Pedro no dia 19.
Inaugurado no dia 13 de maio de 1874, o Hospital já passou por diversas transformações, tanto físicas quanto ao que se refere às práticas de tratamento das pessoas com transtornos mentais graves. No período de sua inauguração, o Hospital São Pedro - na época Hospício São Pedro, - recebia pessoas de diversos lugares e pelas mais diferentes razões. Naquele período, não havia um critério médico específico para definir o adoecimento mental, e as pessoas eram classificadas como "doentes mentais" por não se enquadrarem aos códigos de conduta da época. Durante seu funcionamento, o Hospital Psiquiátrico São Pedro utilizou as mais diversas formas de tratamento já relatadas historicamente, e chegou a ter mais de seis mil pacientes internados ao mesmo tempo.
Com a evolução das práticas psiquiátricas, a descoberta de novas medicações e novas formas de tratamento houve uma melhora significativa na forma de atendimento aos pacientes, assim se pôde começar a pensar na Luta Antimanicomial na década de 80.
Hoje, o Hospital Psiquiátrico São Pedro possui cerca de 150 residentes - internos do período em que as pessoas eram abandonadas no Hospital - e conta com 3 residenciais terapêuticos, a ala hospitalar ainda está em funcionamento, porém com internações de, no máximo, 30 dias, e após este período são realizados os encaminhamentos necessários para a continuação do tratamento.
A visita nos fez perceber o quão importante foi o movimento da Luta Antimanicomial e que ainda hoje se fazem necessárias mudanças, porém percebe-se que o maior problema é o entendimento das pessoas sobre o adoecimento mental, somente falando sobre o assunto é que se quebrará o tabu que o envolve!
Comentários
Postar um comentário