Educação Infantil: uma das fases mais importantes da vida!

Desde bem pequenos, ouvimos nossos pais falando que temos que estudar, pois quem não estuda tem poucas chances de conseguir uma boa profissão. Eu, pelo menos, ouvi muito. Hoje, em muitos casos, a criança mal nasce e os pais já fazem planos para a faculdade. Estudar, de fato, é muito importante, mas existe um nível de ensino que pode ser considerado um dos mais importantes na vida de uma pessoa: a Educação Infantil.

Ter participado de um bom jardim de infância faz a diferença. Os primeiros sete anos de vida são muito importantes e decisivos. Este é um período de formação em que ocorre o desenvolvimento dos órgãos do corpo, dos dentes, de nossos sentimentos em relação ao mundo, etc. Se nesta fase as crianças tiverem um desenvolvimento sadio, com espaço para brincar, se forem acolhidas em suas necessidades básicas e emocionais, terão uma base forte para suas escolhas no futuro.

Muitos são os motivos pelos quais as crianças iniciam na educação infantil. Muitas vezes, sem saber sobre a importância que este ambiente tem na vida dos pequenos, eles ingressam neste ensino devido às exigências profissionais de seus pais, porém, por vezes, os pais optam por deixá-los aos cuidados de alguém de confiança, como os avós. No entanto, independentemente de quando, chega o dia em que as crianças iniciam sua educação escolar.

Esta é uma etapa de vida fundamental para a criança e, assim, devemos compreender que uma escola de educação infantil não deve ser entendida como um espaço para guardar crianças, mas como um lugar específico, onde são desenvolvidas atividades que as estimulam e criam hábitos positivos de autonomia e socialização.

O jardim de infância é um marco essencial na vida dos pequenos. A partir de uma certa idade (entre dois e três anos), considera-se primordial para o desenvolvimento da criança o ingresso em um espaço educativo, no qual ela poderá continuar a desenvolver suas inúmeras capacidades através de experiências diferentes das que vive em casa. 

Para crescer harmoniosamente, uma criança precisa se relacionar com outras crianças e de um espaço capaz de lhe proporcionar experiências gratificantes e enriquecedoras a nível de seu próprio desenvolvimento. Neste ambiente, as crianças pequenas têm a possibilidade de desenvolver ao máximo suas competências sociais, estéticas, afetivas, cognitivas, motoras e linguísticas. Aprendem a lidar com a diferença, aprendem a sociabilizar e uma das principais funções deste nível de ensino na vida da criança é despertar a curiosidade e o interesse por meio de estímulos, oportunidades e do relacionamento com outras crianças e adultos que promovem seu crescimento pessoal e social.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A chegada" e o amor fati de Nietzsche

Uzumaki: O terror em espiral de Junji Ito

Resenha do livro "Vidas desperdiçadas" de Zygmunt Bauman