O que faz um Designer Gráfico?

A atuação do designer gráfico vai muito além de fazer ilustrações e definir tipos de letra para cartazes, o designer é o responsável por cuidar da parte estética e visual de projetos, peças e animações, trabalhando com a imagem aliada ao texto.
É a profissão ideal para quem tem afinidade com arte, por isso o gosto e prazer do desenho é importante. Os bons designers sabem unir aquilo que há de mais novo e moderno em tecnologia com funcionalidade e prática para o dia a dia.


Animações 3D para televisão, publicidade e mídia digital
Na parte do audiovisual, os designers gráficos possuem oportunidades promissoras. A criação de animações para telejornais é um exemplo relevante de como pode ser o trabalho nesta área. Animações de logotipos e infográficos também são muito comuns em agências. Além de poder animar marcas de empresas, os designers podem trabalhar com teasers e animações próprias para publicidade em redes sociais.
Logotipos, marcas e embalagens
A identidade visual de uma empresa deve ser elaborada de modo a traduzir sua personalidade e atrair o público alvo. Presente em todo o material impresso e virtual relacionado à empresa, o designer gráfico é quem cria e define aplicações de logotipos e suas variações. Isso vale desde a marca d’água do papel da empresa até o desenvolvimento do letreiro da fachada externa do edifício.
Sinalização interna e externa
Pouco se sabe, mas são os designers gráficos que desenvolvem todo o projeto de sinalização de um espaço. Seja no metrô, aeroporto, nas dependências de uma empresa ou nos corredores de faculdade, há placas para orientar o fluxo e identificar o uso das salas. Este é um trabalho desenvolvido pelo designer responsável e deve corresponder à identidade visual da instituição, levando em conta todas as especificidades do nicho trabalhado.
Diagramação de jornais e revistas
A determinação do formato de um jornal ou de uma revista também é uma tarefa para o designer gráfico que atua em projetos editoriais. Neste campo, o profissional elabora tudo o que se relaciona à aparência: tamanho da página, margens, fontes e espaçamento. Além de deixar tudo legível, ele também busca tornar a leitura mais agradável. O designer gráfico também define a posição e tamanho das publicidades nos veículos de comunicação impressos.
Flyers, banners e sites para internet
Com a criação de novas mídias, o trabalho designer gráfico ampliou muito para o meio digital. Algumas agências possuem produção toda voltada para este nicho. Elas produzem flyers de promoção, banners e sites para veiculação exclusiva na internet. Os designers que desejam trabalhar nesta área têm muito a ganhar fazendo cursos de especialização voltadas à comunicação digital.

Com tantos campos de atuação, o designer pode ser empregado em agência específica de gráficos, mas também de publicidade, comunicação e marketing. Departamentos de prefeituras e empresas recorrem frequentemente à contratação de profissionais deste tipo, para o desenvolvimento de peças, vinhetas, embalagens, sinalizações e muito mais. Algumas produtoras de cinema, moda e arquitetura também contam com designers gráficos em seu staff.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A chegada" e o amor fati de Nietzsche

Uzumaki: O terror em espiral de Junji Ito

Resenha do livro "Vidas desperdiçadas" de Zygmunt Bauman