O que faz um Designer Gráfico?
A
atuação do designer gráfico vai muito além de fazer ilustrações e definir tipos
de letra para cartazes, o designer é o responsável por cuidar da parte estética e
visual de projetos, peças e animações, trabalhando com a imagem aliada ao
texto.
É
a profissão ideal para quem tem afinidade com arte, por isso o gosto e prazer do
desenho é importante.
Os bons designers sabem unir aquilo que há de mais novo e moderno em tecnologia
com funcionalidade e prática para o dia a dia.
Animações 3D para televisão, publicidade e mídia
digital
Na parte
do audiovisual, os designers gráficos possuem oportunidades promissoras. A criação
de animações para telejornais é um exemplo relevante de como pode ser o
trabalho nesta área. Animações de logotipos e infográficos também são muito
comuns em agências. Além de poder animar marcas de empresas, os designers podem
trabalhar com teasers e animações próprias para publicidade em redes sociais.
Logotipos, marcas e embalagens
A
identidade visual de uma empresa deve ser elaborada de modo a traduzir sua
personalidade e atrair o público alvo. Presente em todo o material impresso e
virtual relacionado à empresa, o designer gráfico é quem cria e define
aplicações de logotipos e suas variações. Isso vale desde a marca d’água do
papel da empresa até o desenvolvimento do letreiro da fachada externa do edifício.
Sinalização interna e externa
Pouco se
sabe, mas são os designers gráficos que desenvolvem todo o projeto de
sinalização de um espaço. Seja no metrô, aeroporto, nas dependências de uma
empresa ou nos corredores de faculdade, há placas para orientar o fluxo e
identificar o uso das salas. Este é um trabalho desenvolvido pelo designer
responsável e deve corresponder à identidade visual da instituição, levando em
conta todas as especificidades do nicho trabalhado.
Diagramação de jornais e revistas
A
determinação do formato de um jornal ou de uma revista também é uma tarefa para
o designer gráfico que atua em projetos editoriais. Neste campo, o profissional
elabora tudo o que se relaciona à aparência: tamanho da página, margens, fontes
e espaçamento. Além de deixar tudo legível, ele também busca tornar a leitura
mais agradável. O designer gráfico também define a posição e
tamanho das publicidades nos veículos de comunicação impressos.
Flyers, banners e sites para internet
Com a
criação de novas mídias, o trabalho designer gráfico ampliou muito para o meio
digital. Algumas agências possuem produção toda voltada para este nicho. Elas
produzem flyers de promoção, banners e sites para veiculação exclusiva na
internet. Os designers que desejam trabalhar nesta área têm muito a ganhar
fazendo cursos de especialização voltadas à comunicação digital.
Com
tantos campos de atuação, o designer pode ser empregado em agência específica
de gráficos, mas também de publicidade, comunicação e marketing. Departamentos
de prefeituras e empresas recorrem frequentemente à contratação de
profissionais deste tipo, para o desenvolvimento de peças, vinhetas,
embalagens, sinalizações e muito mais. Algumas produtoras de cinema, moda e arquitetura
também contam com designers gráficos em seu staff.
Comentários
Postar um comentário