Sugestão de leitura: As cem linguagens da criança
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Lóris Malaguzzi, autor do poema "Ao contrário, as cem existem" (que pode ser lido ao fim desta postagem), é um intelectual e jovem professor italiano que interessou-se pela construção de uma nova escola logo após a Segunda Guerra Mundial e transformou a paixão momentânea em um amor vitalício por seus pequenos alunos. Malaguzzi dedicou sua vida ao estabelecimento de uma comunidade na qual um grupo impressionante de professores, estes de várias linhas e especialidades, que, trabalhando juntos por anos ou até mesmo por décadas com pais, membros da comunidade e milhares de crianças, pudesse formar um sistema de ensino que realmente funciona.
Convidamos você a fazer a leitura da obra, a cada página com mais encantamento.
Ao Contrário, As Cem Existem - Lóris Malaguzzi
A criança
é feita de cem.
A criança tem cem mãos
cem pensamentos
cem modos de pensar
de jogar e de falar.
Cem sempre cem
modos de escutar
de maravilhar e de amar.
Cem alegrias
para cantar e compreender
cem mundos
para descobrir
cem mundos para inventar
cem mundos para sonhar.
A criança tem
cem linguagens
(depois cem, cem, cem)
Mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
lhe separam a cabeça do corpo.
Dizem-lhe:
de pensar sem as mãos
de fazer sem a cabeça
de escutar e não falar
de compreender sem alegrias
De amar e maravilhar-se
Só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe:
de descobrir um mundo que já existe
E de cem roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
que o jogo e o trabalho
a realidade e a fantasia
a ciência e a terra
a razão e o sonho
são coisas
que não estão juntas.
Dizem-lhe enfim:
que as cem não existem.
A criança diz:
ao contrário, as cem existem.
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