O Dia da Luta Antimanicomial e uma palestra contra a estupidez

Por Maria Elisa de Abreu Sklar

   Às 19h30 do dia 14 de maio de 2019, no auditório do Prédio Azul da Universidade Feevale, ocorreu uma palestra intitulada Contra a estupidez: saúde como ética do cuidado!, ministrada pelo Dr. Cleber Gibbon Ratto. O evento, uma aula aberta organizada pelo Centro Integrado de Psicologia – CIP da Universidade Feevale para os alunos do Curso de Psicologia, foi uma das atividades realizadas em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Cleber Gibbon Ratto é psicólogo, professor universitário, pesquisador e membro do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre. 

  A discussão na palestra chamou a atenção de todos para um tema bastante contemporâneo: a estupidez do dia a dia e a maneira que ela afeta a todos nós. A partir dos pensamentos de autores clássicos da Literatura, Filosofia e Psicologia, o palestrante relacionou conceitos antigos com as demandas de pensamento atuais.

   Destacou-se a realização de uma caminhada alusiva ao Dia da Luta Antimanicomial realizada antes do evento pelos alunos curso de Psicologia. Entre intervenções teatrais e poéticas - incluindo textos escritos pelos próprios alunos -, o grupo chamava a atenção por onde passava, atraindo as pessoas que estavam por perto. As mobilizações pela Luta Antimanicomial objetivam chamar a atenção da população para as lutas travadas e as conquistas obtidas no campo da Saúde Mental.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A chegada" e o amor fati de Nietzsche

Uzumaki: O terror em espiral de Junji Ito

Resenha do livro "Vidas desperdiçadas" de Zygmunt Bauman