Infância, Violências e Mídias no Século XXI
Por Síntia de Ávila
Em
meados do mês das crianças, ocorreu na Biblioteca Paulo Sérgio Gusmão, no
Campus II da Universidade Feevale, uma exposição com elementos do mundo
infantil contemporâneo. O Objetivo da mostra é propiciar reflexão aos
visitantes quanto ao lugar e papel infantil designado por nossa sociedade,
gerando assim um diálogo preparatório para a próxima Bienal 2020, abordará o
tema Violências Contra Crianças.
O projeto é coordenado pela Dra Saraí Schmidt, que desenvolve pesquisas e experiências na extensão e ensino, em formato interdisciplinar entre Comunicação, Educação e Cultura. Participando dele mestrandos e doutorandos, ligados aos Programas de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, e Processos e Manifestações Culturais, em conjunto com bolsistas de aperfeiçoamento científico, iniciação científica e graduandos da Universidade Feevale.
A exposição contou com noticiários midiáticos, vídeos, ferramentas de trabalho, fotografias, vestuário, manequins e demais objetos do contexto infantil atual. Estes, remetendo à assuntos como: casamento infantil, crianças em situação de risco, alimentação, consumismo, medicalização, trabalho infantil e violência sexual contra as crianças.
Conforme citado por Saraí “ A proposta é criar uma aproximação do público com as realidades apresentadas, possibilitando assim, uma reflexão sobre a importância da discussão sobre temáticas que envolvem o universo infantil contemporâneo e os diferentes tipos de opressões que inúmeras crianças são expostas desde a mais tenra idade, colocando em evidência as narrativas midiáticas construídas sobre estas infâncias.
Comentários
Postar um comentário