Exposição de cerâmica com Leonardo Ternus e Martina Berger
Texto de Joana Martins Kuhn
Do dia 22 de fevereiro até o dia 25 de março, esteve aberta para visitação uma exposição interessantíssima com dois artistas da região: Leonardo Ternus e Martina Berger. Apesar de os dois trabalharem com a cerâmica, suas técnicas e poéticas são bastante diferentes e únicas.
Martina trabalha muito com o esmaltado e com a pintura para criar obras delicadas e lúdicas que dialogam com a infância e a simplicidade - pequenas casinhas, pássaros, animais -, todas muito coloridos e interessantes, as quais nos remetem a uma poética que quase nos convida a brincar.
Já Leonardo trabalha muito com o torno, instrumento que permite peças simétricas (ou não), como vasos, pratos, luminárias. Além desta técnica, o artista utiliza uma tradição milenar de queima chamada raku, tradicional do japão, que produz efeitos únicos em suas peças, como rachaduras, linhas e cores.
Outra técnica que podemos conferir na exposição são as incríveis colorações criadas a partir de elementos químicos implementados na argila antes da queima.
O mundo da cerâmica é muito vasto e cheio de possibilidades. Valeu a pena verificar uma palhinha deste mundo na pinacoteca da Feevale.
Comentários
Postar um comentário