130 anos de Tarsila do Amaral
Neste ano de 2016, a pintora, desenhista brasileira e uma das principais figuras da primeira fase do movimento modernista no Brasil, Tarsila do Amaral, completaria seus 130 anos.
![]() |
Tarsila do Amaral |
Nascida em 1 de setembro de 1886, na cidade de Capivari, interior de São Paulo, passou sua infância nas fazendas de seu pai. Dedicou-se aos estudos em arte, começando com a escultura, onde estudou com Zadig, depois teve aulas de desenho e pintura no ateliê de Pedro Alexandrino, também estudou em Paris, na Académie Julien e com Émile Renard. Mais tarde estudou com o mestre cubista Fernand Léger, onde mostrou a ele a tela ‘A Negra’. Léger ficou entusiasmado e até chamou os outros alunos para ver o quadro. A figura da Negra tinha muita ligação com sua infância, pois essas negras eram geralmente filhas de escravos que tomavam conta das crianças e, algumas vezes, serviam até de amas de leite. Com esta tela, Tarsila entrou para a história da arte moderna brasileira.
![]() |
A Negra, 1923 Óleo sobre tela, 100 x 81,3 cm |
Mais tarde, em 1928, Tarsila pintou o ‘Abaporu’. Falou-se na época que este era o melhor quadro que Tarsila já havia feito. O quadro foi batizado de Abaporu, que segundo um dicionário Tupi Guarani significa homem que come carne humana, o antropófago, dando nome ao Movimento Antropofágico. A figura do Abaporu simbolizou o Movimento que queria deglutir, engolir, a cultura européia, que era a cultura vigente na época, e transformá-la em algo bem brasileiro. Valorizando o nosso país.
![]() |
Abaporu, 1928 Óleo sobre tela, 85 x 73 cm |
Tarsila participou de diversas exposições importantes, dentre elas a I Bienal de São Paulo em 1951, teve sala especial na VII Bienal de São Paulo, e participou da Bienal de Veneza em 1964. Em 1969, a doutora e curadora Aracy Amaral realizou a Exposição, ‘Tarsila 50 anos de pintura’. Tarsila faleceu em janeiro de 1973.
Fonte: tarsiladoamaral.com.br
Comentários
Postar um comentário